Na Mente de um Primordial - PbP [Contos da ProvÃncia dos Rios ]

Arthur

One Thousand Club
Como eu sou o único que tem alguma (pouca, um jogo ou dois) experiência com PbP, decidi criar um tópico para explicar algumas coisas que mudam com o jogo via fórum. Isso é algo que eu deveria ter feito há tempos, mas antes tarde do que nunca.


Dos tópicos


Em todo jogo via fórum, existem alguns tópicos fundamentais. Antes de tudo, é necessário haver um tópico ON, ou seja, um tópico que deve ser usado para postar tudo o que ocorrer em ON, no jogo em si. Posts lá geralmente parecem muito com pequenas histórias sobre os personagens (embora algumas pessoas prefiram escrever em primeira pessoa para se referir ao personagem, eu costumo usar a terceira. Tanto faz). Exceto por explicações adicionais, especialmente sobre mecânicas relacionadas às ações, tudo o que for dito lá está acontecendo em ON. Ou seja, narre as ações de seu personagem lá. É para isso que existe o ON. No ON, você não existe, quem existe é seu personagem. Nenhum conhecimento que seu personagem não tenha (incluindo o fato de que ele é um personagem ou de que existe um mestre) faz sentido lá. Se detalhes adicionais forem necessários, insira-os no final dos posts, de preferência separando-os do texto principal por uma linha tracejada (----------).


Outro tópico essencial é o OFF. É lá que pequenas mensagens, conversas de pouca importância ou só papo furado acontece. Lá, sinta-se à vontade para fazer o que você quiser, exceto discutir regras longamente ou postar coisas importantes que deveriam estar em outros tópicos.


Em seguida, temos os tópicos de personagem. É lá que informação, mas, de preferência, não discussão sobre os personagens é colocada. Ficha e história ficam lá, incluindo controle de XP e stats atuais (Health Levels, etc.).


Depois, existem outros tópicos de informação sobre o jogo, onde, de forma geral, só o mestre posta (embora você podem postar, se fizer sentido). Tópicos como o de ambientação, sistemas e experiência são assim.


É importante tomar esse tipo de cuidado com os tópicos por dois motivos. Primeiro: a informação fica muito mais fácil de ser encontrada. Às vezes, eu estou procurando um comentário feito por um jogador sobre determinado post. Eu normalmente procuraria isso no OFF, então as coisas se complicam se ele está no ON. Segundo, comentários no ON cortam a fluidez do jogo. Como um efeito colateral, ele deixa de ser um registro do jogo.


Das ações


Esse é o maior desafio do PbP: as discussões não acontecem em tempo real. Isso significa que quanto menos cada ação cobrir, mais tempo o desenrolar das coisas vai demorar, e mais devagar o jogo vai fluir. Para contornar esse problema, as ações funcionam diferentemente do RPG de mesa. Em uma mesa, se você disser "Bem, então eu vou ao portão da cidade, achei algo de estranho lá?", as coisas funcionam sem problemas. Em PbP, se você fizer ações desse tipo, cada minuto de RPG de mesa vai demorar dias no fórum. Isso pode ser evitado: faça ações longas. Descreva o que seu personagem vai fazer em um grande período de tempo. Por exemplo a ação anterior poderia cobrir uma visita ao portão da cidade, uma investigação na área rural fora da cidade, uma volta à cidade, uma parada à taverna para relatar os resultados e um almoço. Você pode assumir detalhes, e também pode ignorá-los. Na pior das circunstâncias, o mestre vai corrigir o que não faz sentido. Por exemplo, ainda na mesma ação, descreva toda sua investigação. Se você for achar o que queria já no portão da cidade, o mestre simplesmente ignora a parte da floresta e segue em frente. Assim, as coisas correm rápido e bem.


Miscelânea


Evidentemente, dados são rolados online. Eu confio que nenhum de vocês vai alterar resultados de dados, então eu raramente confiro rolagens, mas, em todo caso, e também para checar resultados antigos, a maioria dos roladores guarda resultados. Eu acho que o que eu escrevi é satisfatório, mas vocês também podem usar outros roladores, como o da White Wolf e o Invisible Castle, se quiserem por algum motivo.


Depois, existem várias vantagens de jogar online. Primeiro (embora essa seja mais para o mestre), você tem bastante tempo para pensar antes de responder. Para o mestre, isso significa que ele precisa ter menos coisas planejadas, e que, portanto, o enredo é mais maleável e mutável pelas ações dos personagens. Para vocês, isso significa que vocês podem descrever excelentes stunts (note: quase toda ação no combate contra o gigante foi um stunt...) e agir de forma inteligente. Ninguém precisa escrever muito por post. Na verdade, eu até prefiro posts menores que posts grandes e enrolados (let's face it: ninguém tem tempo ou saco de ficar lendo um ON topic o dia todo), mas você pode, por exemplo, pensar melhor em estratégias de combate, o que permite ações mais bem-pensadas e melhores interpretações de personagens inteligentes.


Segundo, estamos em um ambiente multi-mídia. Você pode usar muuuuuitas coisas em seus posts. Como vocês podem ter notado, eu uso imagens o tempo todo. Sintam-se livres para fazer isso. Algumas imagens podem até colaborar para stunts, se forem bem ilustrativas e/ou se servirem como inspiração. Depois, você pode parar e conferir regras na hora que você quiser. Isso é, como vocês perceberão depois de algum tempo de jogo, excelente. Outras formas de mídia são sempre vem-vindas. Eu estou em um jogo, por exemplo, em que um dos jogadores postou uma música tema para seu personagem. Desde que o jogo não vire um circo saído da imaginação do Willy Wonka, vocês também podem fazer coisas do tipo.
 

Users who are viewing this thread

Back
Top