[ON] Pt. 1, Ato 2: A Cidade Vazia [Contos da ProvÃncia dos Rios ]

Arthur

One Thousand Club
17 de Resplandent Fire do Ano Imperial de 768 - Tarde


No fim da tarde, uma pequena expedição sai de Nexus apressada. Os quatro Solares que fazem parte dela têm um destino claro: a cidade de Denandsor. Eles seguem por uma larga estrada que, ainda nesse horário, está repleta de viajantes e comerciantes indo até Nexus. Eles passam pela pequena caravana, alheios ao fato de que o destino da cidade depende daqueles quatro indivíduos.


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Vocês seguem em frente até o começo da noite, e param em um abrigo para viajantes na beira da estrada. Em uma rota tão movimentada quanto a que vocês estão usando, é fácil encontrar pequenos estabelecimentos humanos por todos os lados. O fluxo de pessoas também é alto, mesmo durante a noite, e o caminho é relativamente seguro. Viajando apressados durante o dia e descansando à noite em lugares como esse, vocês continuam por mais alguns dias. A velocidade e resistência dos cavalos, a qualidade da estrada, a precisão do mapa e sua determinação em chegar a Denandsor em tempo fazem com que em apenas nove dias vocês chegem ao vilarejo de Rocha Esmeralda.


*********


26 de Resplandent Fire do Ano Imperial de 768 - Manhã


O céu está claro, e, mesmo na margem de uma selva, o ar está seco. Ascending fire é um mês quente. É difícil suportar a temperatura elevadíssima do vilarejo. Vocês chegam com as carroças pela grande estrada de pedra da Primeira Era por onde fizeram todo o resto do caminho, mas, neste ponto, ela está muito pior cuidada e mais vazia. Ninguém ia ao pequeno país de Melkin na Segunda Era. Rocha Esmeralda tem pouco mais de 800 habitantes, quase todos dependentes da selva em suas atividades. Desacostumados a receber viajantes, os habitantes da cidade que estão nas ruas a esta hora os acompanham com o olhar enquanto vocês passam pela rua central, entre as casas de pedra. Vocês param no final dessa rua. Deste ponto em frente, há apenas selva, e transporte com carroças é inviável. Pelas indicações do mapa, a rota mais fácil até Denandsor envolve seguir uma trilha que se formou da estrada original, agora quase toda coberta por vegetação. Vocês podem estimar três dias de viagem ainda. Uma muralha de árvores se ergue à sua frente, a última etapa da viagem até a Cidade Vazia.


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Se ninguém manifestar o desejo fazer algo antes de seguir em viagem, eu assumo que vocês continuaram com os cavalos até a cidade.
 
Nyx observa Rocha Esmeralda, e trava um breve contato com os habitantes. Busca saber que produtos o vilarejo tem a oferecer, e quais suas necessidades. Avalia a viabilidade de uma rota comercial.


Antes de partir, pensa no nome "Rocha Esmeralda", e pergunta aos moradores o porquê deste.
 
Para um vilarejo da Província dos Rios, Rocha Esmeralda é primitiva e atrasada. Ela é composta por pequenas casas de madeira e plantações, tanto comunitárias quanto individuais, de produtos básicos, como vegetais, raízes e frutas, além de pequenas criações de animais. A cidade é provavelmente isolada do grande comércio, e parece praticamente autosuficiente. Os moradores que não trabalham com cultivo e criação extraem materiais da selva, que servem de alimentos e remédios. Em resumo: é um lugar pequeno, isolado e pobre, mas não parece necessitado. Estando na beira de uma grande estrada, provavelmente seria fácil traçar uma rota comercial até o vilarejo.


Em sua tentativa de socializar com os moradores, Nyx se desaponta um pouco. A maioria deles procura evitar perguntas, respondendo a cumprimentos com acenos de cabeças e resmungos. O silêncio dos locais é muito claro. Ele diz: "Não queremos problemas trazidos por estranhos armados". Nyx consegue, porém, atrair a curiosidade de um pequeno grupo de jovens que falam em um Riverspeak dialetal e difícil de entender. Um deles, que deve ter pouco mais de vinte anos, toma a palavra. Ele deixa claro por expressões e gestos que achou sua armadura e lança muito interessantes:


"Ah, bem-vindos, bem-vindos. Quê 'cês qué nesse cantin isolado do mundo? Num liga pra esse povo ranzinza, eles num tão acostumado cum gente de fora. Ah, o quê a gente faiz? A gente planta, cria, cultiva e vai vivendo, né? Faiz uns anos o Yadum e o Hawl começaram a vendê umas erva da floresta em Dujin, uma cidade aqui pertin'. Tão fazendo fortuna, os dois! Pra te falá bem a verdade, eu tava até querendo í cum eles qualqué dia pra cidade..."


"Hehe, porquê chama Rocha Esmeralda? É bunito, né? Mais é bem singelo, pra te falá bem a verdade. É que antes, faiz uns anos já, a gente achava uns pedregulho verdin, verdin pela mata. Aí inventaram umas lenda que eles são de uma cidade antiga que ficava escondida no coração da floresta. Eu nunca vi nenhum pedregulho desse, mas a veiarada jura que via o tempo todo. É tudo bestera de gente gagá..."


"O cês não tão pensando em í pra dentro da mata, tão?"


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02/07/2008 08:49:03 - Nyx


Dados Rolados: 9


Número Alvo: 7


Número de Sucessos: 5


Ação: Se entrosar com os locais (Charisma + Socialize)
 
"Pretendemos sim ir para a mata. O que vocês podem me dizer sobre ela?"


E Nyx pensa no que poderiam ser os "pedregulhos verdes" a que o jovem se referiu.
 
"Ahhh, é perigoso, é perigoso. Cêis num deviam, pra gente da cidade que num é acostumada cum a selva é perigoso. Tem espiritos lá que num qué que nóis vá muito longe. E tem onça, tem cobra. Ó, se cêis quizé, eu a gente vende umas planta que chama Folha de Ferro. É bom pra curá infecção. Cêis pode precisá... é só quatro obol de prata o maço."
 
"Folha de Ferro, heim? Vou deixar isso com quem entende do assunto. Senhor Havelid, por favor, este jovem está nos oferecendo um medicamento herbal. Você poderia avaliar se teremos necessidade dele?"


E endereçando novamente os jovens: "E vocês, não se preocupem conosco. Estamos preparados para esta jornada, e ficaremos bem."
 
- Pois não Sr. Nyx!


- Posso dar uma olhada nessas Folhas de Ferro?


Então Phineas analisa se essas folhas realmente eficazes contra infecções e também a dificuldade de encontrá-las na floresta.


02/07/2008 10:49:14 - Phineas


Dados Rolados: 8


Número Alvo: 7


Número de Sucessos: 5


Ação: Identificar as Folhas de Ferro (Percepção + Medicina)


Phineas sabe que Folha de Ferro é uma planta que funciona como um poderoso anti-biótico natural quando aplicada diretamente sobre ferimentos (ou quando ingerido, mas não funciona tão bem nesse caso). Seu nome vem da coloração prata-escuro. Ela é bastante rara.


Ele se lembra de suas vidas passadas, porém, que Exaltados são virtualmente imunes a infecções. É muito improvável que nós tenhamos que fazer alguma coisa contra esse tipo de problema menor.


- Sr. Nyx, acredito que essas folhas são mais valiosas em Nexus como antibiótico do que para nós em nossa missão.
 
Nyx dá aos jovens os quatro Obols de prata pelo maço de folhas.


- Muito bem, vou ficar com elas. Vocês têm muitas dessas Folhas de Ferro por aqui? Talvez eu compre mais quando voltar.


- Vamos deixar as carroças aqui na cidade, vocês poderiam cuidar delas até nosso retorno? Não demoraremos mais que duas semanas. Se não voltarmos até a Calibração, as carroças são suas.
 
O garoto sorri à sua resposta.


"Certinho, moço. Tem bastante Folha aqui sim. Se ocê pagá 4 obol por maço, eu fico procurando até ocê voltá! Tem umas otra folha que também é útil na floresta. Eu vô pegá delas também."
 
Após receber as folhas do garoto, que ele guarda dentro de uma pequena bolsa de couro, Nyx volta à carroça, para encontrar Shakti e Protus esperando lá. Phineas desatrela os cavalos e deixa as carroças com os locais. Esses, obedientes, esperam pacientemente que vocês montem neles.


Com suas montarias, vocês seguem pela selva. Nenhum de vocês, com a possível exceção de Shakti, tem qualquer experiência em viagens pelas selvas, e mesmo ela sabe muito pouco. A trilha, mesmo larga o suficiente para que dois dos cavalos passem simultaneamente, não foi, ou foi muito pouco usada nos últimos séculos. Há mosquitos irritantes, pouco pasto para os animais, um calor terrível e humidade. Vocês logo consomem a comida comprada por Protus. Um pouco do pão começa já a embolorar.


Vocês seguem em viagem por mais quatro dias, fazendo acampamentos em pequenas clareiras às margens da estrada principal. Há complicações. Embora fluxos de água sejam abundantes, vocês têm problema em achar qualquer comida além da carregada com Protus. Vocês logo descobrem que existe uma espécie de lagarto venenoso na região, e Nyx e Protus são mordidos por eles durante a noite. O veneno, embora incômodo, não é capaz sequer de abalar Exaltados. Com exceção desses empecilhos, a viagem transcorre bem.


2 de Descending Fire do Ano Imperial de 768


No fim da manhã, as selvas de Melkin estão escaldantes. Os quatro Solares seguem por uma trilha há muito abandonada. A densa floresta que os cerca ao ponto de tornar escuro um pedaço do caminho subitamente se abre para mostrar uma imensa clareira, e, em seu centro, uma gigantesca jóia: a cidade de Denandsor. A primeira coisa que vocês vêem é uma torre de cor azul no centro da cidade. Ela se extende ao que parece ser o infinito na direção do céu, a tal ponto que, se a floresta não fosse tão densa, vocês a teriam visto a partir do segundo dia de viagem. Logo depois, há a muralha, de um azul muito claro (branca, para um olho menos treinado). Em seguida, seus olhos são inevitavelmente levados aos vários prédios do lugar. Eles são de todas as cores e forma e, vistos coletivamente, parecem formar uma coisa só. Ao lado direito de vocês, bem longe vocês enxergam um edifício esverdeado na forma perfeita de uma gota de orvalho. À esquerda, há uma reentrança da floresta na clareira.


Em seguida, vêm outras peculiaridades. Primeiro, nada cresce há um raio de cerca de um quilômetro da cidade. Vocês não vêem gramídios, árvores, animais pequenos ou mesmo insetos. A clareira é absolutamente silenciosa. Há um rio que corre vindo do lado oposto ao que vocês chegaram, que corre à sua direita e se perde na floresta novamente. No fim da trilha que, a esse ponto, exibe sua glória da Primeira Era, há um grande portão de metal, completamente fechado, quase tão alto quanto a própria muralha (ou seja, com cerca de seis metros de altura). Quando vocês dão mais um passo, algo brilha na bolsa de Nyx. O Sigilo do emissário começa a emitir um ligeiro brilho azulado. Os cavalos param, um deles empina. Eles não seguirão depois desse ponto. É provável que, se eles não tivessem sido tão bem treinados, eles já tivessem fugido agora.


A enorme cidade, aparentemente vazia, se abre à sua frente, como que esperando por vocês.


Vocês têm sete dias.
 
Nyx retira o Sigilo de sua bolsa, e dedica a ele um ponto de essência.


- Amigos, é chegada a hora de utilizarmos este Sigilo, que nos protegerá da maldição de Denandsor. Coloquem uma pequena porção de essência nele, para que estejam protegidos.


Desenrolando então o mapa da cidade, Nyx aponta alguns locais de interesse.


- Existem alguns cursos de ação que gostaria de sugerir. Primeiramente, lembro a todos que as defesas da cidade são compostas por Autômatos, provavelmente ainda operantes. Não devemos entrar na cidade como invasores, e sim como visitantes. Embainhem suas armas, e não iniciem as hostilidades.


- Apesar de escritas por Draconianos, devemos confiar nas informações que temos. Estas dizem que as prováveis localizações do Ãâ€mnium são o Manse Central ou Túmulos de Solares. Os túmulos são muitos e espalhados pela cidade, então sugiro que investiguemos inicialmente o Manse Central. O livro menciona também uma provável passagem entre a residência de Oa Té e o Manse Central. Esta possibilidade deve ser investigada, pois uma passagem para o interior do Manse nos pouparia de enfrentar ou decifrar diversos níveis de defesas. Além disso, de acordo com o mapa, esta residência fica no caminho para o Manse.


- Tenho particular interesse em contactar Jerfar, o espírito de Denandsor. Ele pode ter muitas informações importantes, e talvez consigamos até mesmo desfazer esta maldição. A passagem para seu Sanctum está em algum lugar por aqui, e pretendo começar a procurar por sua Catedral.


- Sob meu ponto de vista, as prioridades são: Jerfar, que pode nos dar valiosas informações sobre as defesas do Manse Central e mesmo sobre o paradeiro do Ãâ€mnium; a residência de Oa Té; e finalmente o Manse Central.


- Gostaria de saber quais seus planos e interesses, para que possamos todos agir coordenadamente e melhor aproveitarmos nosso curto tempo aqui. Porém, há algo que preciso fazer antes.


Nyx admira a bela Cidade dos Criadores, mas deseja ver mais. Abaixa os olhos, e focaliza uma única lâmina de grama. Repete em sua mente o exercício que fizera durante toda a viagem. Sua marca de casta reluz por um átimo, imperceptível à maioria dos seres, e então ele nota a sutil movimentação de essência, amarelo-esverdeada, fluindo através da folha. Aumentando o campo de visão, pode ver o padrão que se forma na região gramada, idêntico ao da única folha, e ainda assim muito diferente, Fractal. Olha então para suas mãos, e a intensidade da essência que flui por seu ser torna-se aparente.


Satisfeito, Nyx levanta os olhos, e novamente fita pela primeira vez a Cidade dos Criadores.
 
Nyx


Sua marca de casta brilha visivelmente, um círculo perfeitamente concêntrico a uma circunferência, ambos emitindo a luz de Sol Invictus. Suas experiências com plantas e pequenos animais, que envolviam uma suave aura em volta de um corpo físico, em nada se comparam à visão que você tem da cidade. Não é como se você enxergasse o Manse central emitindo Essência, por ser uma construção obviamente mágica. A cidade é mágica. Toda ela brilha, toda ela flue, toda ela se une em um nexo central, a biblioteca. A Essência vinda da selva, de um tom verde vivo e brilhante, se aproxima das muralhas na forma de várias linhas quase unidas, como vários fios de cabelo. Chegando na muralha, e atravessando-a sem complicações, ela vai sendo transformada e começa a receber uma coloração branca, e se torna mais lenta em seu fluxo e mais robusta. Toda ela converge em um ponto central, o Manse, e de lá, permea a biblioteca, subindo e descendo pela enorme torre em um fluxo infinito. Esse é o primeiro Manse que você vê com seu novo sentido, mas você tem certeza: é o mais poderoso que você verá por um bom tempo. Seu aspecto é claramente Terra.


Depois de vislumbrar esse espetáculo (que lembra uma dança de energia pura), todo o resto que você vê parece menos importante, mesmo assim, você identifica três outras manifestações de Essência que têm efeitos particulares. Primeiro, na área na qual a selva entra na grande clareira, a Essência não flue em seu verde padrão, mas em um ofuscante vórtice multi-colorido. Formas púrpura inconsistentes surgem e saltam, para depois explodir em centenas de sombras na forma de borboletas vermelhas que saltitam e voltam à floresta para se tornarem massas de energia verde novamente. Você não entende bem o que é aquilo.


O segundo elemento particular que você enxerga fica na direção do que o mapa indica como uma das zonas residenciais. Ao invés de um fluxo, você enxerga essa manifestação como um orbe brilhando em um tom ligeiramente dourado. Forçando seus sentidos, você percebe aquilo como uma criatura sobrenatural de Essência 5.


O terceiro elemento lá vem exatamente do centro geomântico da cidade. Você o enxerga na forma de pulsos regulares (que acontecem a cada 20 segundos, mais ou menos), que se estendem do centro do Manse até exatamente a área onde vocês estão, englobando toda a clareira. A Essência desses pulsos se manifesta simplesmente como ondas de energia branca brilhante. É a elas que seu sigilo responde com seu brilho particular.


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04/07/2008 03:51:05 - Nyx


Dados Rolados: 7


Número Alvo: 7


Número de Sucessos: 6


Ação: Identificar nódulo de Essência na parte residencial da cidade
 
Companheiros. Apesar de treinados, nossos cavalos podem se tornar um empecilho aqui nessa cidade. Vocês não julgam ideal deixarmos eles aqui na mata e seguirmos a pé?


Digo isso ja descendo de meu cavalo e procurando um local onde posso deixa-lo servido de agua e plantas.
 
Ps: Vou até Nyx e deposito um ponto de essencia no sigilo. Estou pronto, estou pronto, estou pronto.
 
Phineas se aproxima do Sigilo, que Nyx está segurando, e o toca transferindo um ponto de essência para o artefato.


- Concordo com as sugestões dadas por Nyx. Meu interesse é em adquirir a maior quantidade de conhecimento possível.


- Gostaria de ir à busca do artefato responsável por essa maldição e desligá-lo. E assim ter mais tempo para poder aproveitar melhor todo o conhecimento que esta cidade pode nos proporcionar.


- O que vocês acham?
 
Nyx descreve aos companheiros os focos de essência que está vendo. Continuará a descrevê-los enquanto avançam.


- Bem, agora devemos nos concentrar nos objetivos imediatos, ou seja, precisamos passar pelos portões. Se todos estiverem prontos, vamos adiante.


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A descrição das cenas por Nyx me poupará de repetir os posts do Arthur descrevendo o que vejo. Os que estiverem com Nyx podem considerar ON a informação sobre os fluxos de essência.
 
Phineas está completamente maravilhado com o pouco que pode ver da cidade. Ao ouvir a pergunta de Nyx, responde entusiasticamente


- Vamos!
 
Depois de Shakti ter dedicado uma partícula de Essência ao Sigilo, vocês estão livres para continuar. Protus atrela os cavalos às árvores próximas à clareira. Eles terão comida possivelmente ilimitada, embora não tenham acesso a água. Vocês seguem pelo lugar. Algumas outras pessoas no decorrer da última era podem ter percorrido o mesmo caminho que vocês estão seguindo agora, mas foram muito poucas e permaneceram lá por muito pouco tempo.


No final da estrada, vocês alcançam o grande portal de aço da entrada da cidade. Além dele, silêncio. Agora mais próximo, Nyx pode identificar dois pontos de Essência brilhante, que registram como Artefatos, logo depois do portão, um de cada lado dele.
 
Phineas parece estar paralisado ao olhar para o portão, como se estivesse fascinado por ele ou se prestar mais atenção nele é possível dizer que ele está sonhando de olhos abertos.


Após alguns instantes nesse estado Phineas olha para seus companheiros e diz:


- No passado, eu fui prefeito desta província e Denandsor era meu lar. Esta noite antes de descansarmos, me concentrarei e tentarei lembrar mais alguma coisa que possa nos ajudar. Talvez algo sobre o Ãâ€mnium ou sobre o artefato responsável por essa maldição.
 
- Excelente notícia, Phineas. Espero que você seja capaz de lembrar maiores detalhes sobre sua prévia estadia nesta cidade. Existem dois artefatos após o portão, muito provavelmente autômatos guardiões. Vejamos o quão longe a diplomacia nos leva.


Nyx aproxima-se e toca o portão.


- Guardião dos portais de Denandsor! Sou Nyx, dos Eclipse, e estou acompanhado de meu Círculo Solar. Viemos em paz, e pedimos acesso à Cidade dos Criadores.
 
Nyx grita seu pedido. Depois de alguns segundos, pode-se ouvir um murmúrio atrás do portão. Nyx e Shakti conseguem reconhecer algumas palavras ditas em um tom agudo e artificial. A língua usada é Riverspeak.


"[Protocolo: Determinação de Ameaças]"


"[Ameaças determinadas como potenciais]"


"[Protocolo: Requisição de Ajuda]"


"[Possibilidade negada. Nível de perigo baixo. Central notificada]"


"[Protocolo: Ativação de Armas]"


"[Armas simples ativadas]"


"[Protocolo: detecção de Energia Caótica]"


"[Não foram encontrados traços de Energia Caótica. Artefatos de estabilização de realidade desnecessários]"


Nyx consegue ver algumas particulas de Essência sendo canalizadas para as extremidades dos artefatos. Não há mais respostas.


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07/07/2008 08:07:05 - Shakti


Rolled Dice: 10


Target Number: 7


Number of Successes: 5


Name of the roll: Ouvir os autômatos


07/07/2008 08:08:37 - Phineas


Rolled Dice: 6


Target Number: 7


Number of Successes: 2


Name of the roll: Ouvir os autômatos


07/07/2008 08:07:42 - Nyx


Rolled Dice: 6


Target Number: 7


Number of Successes: 5


Name of the roll: Ouvir os Autômatos


07/07/2008 08:08:08 - Protus


Rolled Dice: 5


Target Number: 7


Number of Successes: Botch!!!


Name of the roll: Ouvir os Autômatos
 
Nyx olha para seus companheiros, silenciosamente indagando se ouviram algo. Notando as expressões destes, explica o que ouviu.


- Os artefatos que mencionei são realmente autômatos. Ouviram meu pedido, e fomos considerados potenciais ameaças. Parecem ter certa autonomia, e comunicam-se com o que chamam de Central, que acredito ser a inteligência central que comanda os autômatos da cidade. Estão agora com as armas preparadas, mas reforços não foram solicitados.


Nyx então examina mais atentamente o portão, procurando marcas ou sinais de como abri-lo, verificando em que direção ele é aberto, procurando por fluxos ou concentrações de essência que evidenciem dispositivos automáticos para sua abertura.
 
Phineas ouve algumas palavras vindas de trás do portão, uma delas é energia caótica. Para esclarecer possíveis dúvidas de seus amigos, ele diz:


- Energia Caótica é um termo que os sábios usam para se referir à Essência de Zonas de Caos, da onde vêm os Fair Folk.


07/07/2008 09:29:52 - Phineas


Dados Rolados: 10


Número Alvo: 7


Número de Sucessos: 8


Ação: "O que é Energia Caótica?"
 
O portão é aberto para fora, ou seja, para o lado onde vocês estão. Apesar de ser bem-feito e geomanticamente adequado, os fluxos de Essência do portão não indicam nada mágico, o que significa que uma grande força provavelmente poderia abrí-lo. Não há sinais de fechadura ou coisas assim, o que leva vocês a crer que o portão provavelmente é aberto por dentro ou por um dispositivo mecânico.
 

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